Manutencao
Definição de Manutenção: Ato ou efeito de manter, cuidar de algum objeto ou bem. Conservação
Também podemos entender manutenção como um processo contínuo ou conjunto de tratativas e cuidados técnicos aplicados nas máquinas, equipamentos, sistemas, ferramentas e instalações. Esses cuidados são indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de maquinas, equipamentos e etc.
A área de manutenção também envolve os serviços de adequação, restauração, substituição, prevenção e principalmente a conservação. De modo geral a manutenção visa melhorar e prolongar a “Vida Útil” das máquinas, sistemas e etc.
Com o avanço da área da manutenção, já existe algumas empresas que consideram a área de manutenção como área estratégica. Com uma área de manutenção bem organizada e sistemática, pode-se evitar a maioria das falhas e possíveis paradas de máquinas.
2. METODOS DE MANUTENCAO
2.1. Manutenção Corretiva
Este método consiste em uma situação não planejada para a execução da manutenção. A intervenção somente irá ocorrer quando o equipamento perder a sua função. A manutenção corretiva é conhecida também como “Run To Failure” (RTF), quer dizer “operar até quebrar”.
Quando a manutenção corretiva é praticada de forma inadequada em uma instalação podem ocorrer as seguintes consequências: baixa da produção, destruição, planejamento incorreto de mão de obra, excesso de peças em estoque, baixa disponibilidade dos equipamentos, riscos de segurança e perda da qualidade.
2.2. Manutenção Preventiva
A Manutenção Preventiva consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos. Este tipo de método é conhecido como manutenção baseada no tempo, aplicado-a sem considerar as condições do equipamento e sendo realizada periodicamente pode reduzir as falhas e melhorar o desempenho dos equipamentos.
A definição dos períodos de atuação pode ser utilizada