Envie presentes para estes membros
CURRÍCULO E FORMAÇÃO. Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas (USP-RP);
Profa. Ms. Cristina Cinto Araújo Pedroso, Profa. Ms. Maria Alejandra I. Leal e Profa.
Dra Helena Maria de Andrade Capelini (UNAERP).
As preocupações mais gerais centram-se nos processos de construção do conhecimento profissional, saberes e identidade do professor, profissionalização docente, professor crítico-reflexivo, desenvolvimento profissional do professor, entre outros, atendendo especificidades diferenciadas, mas que convergem suas contribuições na busca de novos referenciais teórico-metodológicos, buscando suplantar os velhos paradigmas de formação, entre eles, a racionalidade técnica.
Da mesma forma que as pesquisas na formação dos professores tem redirecionado suas concepções teóricometodológicas, o mesmo movimento tem exigido da escola uma mudança/inovação quanto ao seu papel, qual seja, a de uma instituição organizacional aprendente, entendida como um terreno fértil à qualificação não somente daqueles que nela estudam, mas também dos que nela ensinam.
Esses objetos assumem, na atualidade, destaque nas discussões sobre educação, ou seja, a importância da formação do professor pesquisador e reflexivo e a urgência de um currículo interdisciplinar na escola.
O objetivo fundamental é melhorar a prática e, concomitantemente, produzir conhecimento no decorrer do processo. Esta metodologia permite uma ampla e explícita interação entre os pesquisadores e os profissionais a serem investigados e, em todo o processo, possibilita o aumento de conhecimento entre os envolvidos.
Envolvendo os professores na realização da pesquisa estaremos oportunizando o aprendizado de procedimentos investigativos e análise qualitativa dos dados e, também, possibilitando a eles se perceberem como autores de sua prática e o seu papel na produção de conhecimentos sobre ensino e aprendizagem.
Além disso, serão realizadas entrevistas e/ou