Bordadeira
CAMPUS V – DIVINÓPOLIS
ENGENHARIA MECATRÔNICA
BORDADEIRA CNC
Grupo 5:
Guilherme Márcio
Luis S. Antônio
Matheus Sakamoto
Rafael Morais Cunha
Yen Chuan Chen
Divinópolis, Novembro de 2011
Resumo
O assunto a ser abordado neste relatório relaciona-se com os procedimentos realizados durante o processo de idealização, estruturação e montagem do projeto da Bordadeira CNC, os resultados esperados e os obtidos. A metodologia utilizada por nós foi a de dividir o grupo em subgrupos para os três eixos do projeto: mecânica, eletrônica e programação. Após o término do prazo, chegamos à conclusão de que apesar dos estudos e esforços não obtivemos êxito no funcionamento da Bordadeira. Pudemos acumular experiência quanto ao trabalho em equipe, ao desenvolvimento de um projeto e à busca de informações e conhecimento.
Introdução
Este relatório tem por objetivo apresentar os procedimentos, as observações e constatações obtidas durante o processo de desenvolvimento do projeto da Bordadeira CNC para a matéria de Introdução à Prática Experimental, lecionada pelo professor Renato Dâmaso. A Bordadeira CNC foi um projeto idealizado e sugerido primeiramente a um grupo de alunos da turma de 2010 de Engenharia Mecatrônica do CEFET – MG Divinópolis, pois então o projeto já havia sido desenvolvido e confeccionado anteriormente. Nosso objetivo nesta nova etapa do projeto era restaurar a Bordadeira aplicando melhorias necessárias e possíveis às partes mecânicas, eletrônicas e de programação.
Desenvolvimento
• Mecânica
A parte mecânica era a parte do projeto menos deteriorada e com possibilidades de restauração e reutilização. A primeira medida tomada pelos componentes deste subgrupo foi o de fazer uma limpeza rigorosa e cuidadosa, tendo que no final realizar a devida lubrificação. A Bordadeira era composta por uma mesa posicionadora X-Y, em que em cada eixo