Envie presentes para estes membros
O texto apresenta o trabalho com projetos interventivos que possuem o intuito de contribuir para a construção da avaliação formativa no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Por meio da intervenção é possível ser feito processos de analises e investigações, pois atuando em intervenções serão feitas investigações para qualificar habilidades de aprendizagem para cada aluno.
A autora apresenta os momentos e as singularidades desse Projeto. Cada momento possui sua importância, no primeiro é feita a identificação dos alunos que possuem dificuldade na aprendizagem que precisam da intervenção e a formulação do problema. O segundo momento é a elaboração, definida como a primeira etapa do projeto escrito. No terceiro momento é realizado o desenvolvimento, são registradas todas as informações, reações dos alunos, atividades e recursos utilizados, o tempo e ao ritmo da aprendizagem dos alunos. O quarto momento, por sua vez, é quando acontece a análise, apreciação de todo o trabalho e a inovação. Pois esse momento de sistematização da avaliação das atividades, intuitiva a obtenção de informações para auxiliar a sua continuidade nos próximos anos.
O Projeto Interventivo no BIA não é padronizado, ou seja, é constantemente atualizado. Isso se dá pelo motivo de acompanhar o desenvolvimento e necessidades individuais dos alunos beneficiados. Para melhor atuação dos professores no projeto, eles ficam responsáveis por turmas menores de alunos, proporcionando maior acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno. A prática pedagógica utilizada no Projeto é associada à avaliação formativa, enfocando o nível da competência, e não de desempenho.
Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e