Psicologia nas organizações
A diferença principal entre a Psicologia Industrial e a Psicologia Organizacional é que enquanto esta se ocupa da organização das estruturas aquela está mais voltada aos postos de trabalho. A psicologia organizacional vem surgir no momento em que os psicólogos deixam de estudar apenas os postos de trabalho e passam a contribuir também na discussão das estruturas da organização, sendo assim uma ampliação da psicologia industrial.
2-Defina adequadamente os principais objetivos de um Psicólogo Organizacional e do Trabalho.
A fim de garantir a sobrevivência empresarial, a psicologia passou a incorporar novas técnicas já que os seus antigos instrumentos não asseguravam a produtividade e eficiência. Técnicas comportamentais passaram a ser valorizadas, aplicando uma abordagem contingencialista ao tentar influenciar o comportamento humano através do ambiente de trabalho, dando espaço ao surgimento do estudo da satisfação. Ainda na área comportamental podemos destacar ainda o estudo do comportamento do consumidor, outra área que ganhou destaque dentro da Psicologia Organizacional.
3-Atualmente, a área de atuação de um Psicólogo Organizacional é muito ampla. Cite suas principais funções nesse contexto.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Principais atividades do psicólogo organizacional:
Analisar cargos e salários;
Realizar pesquisa sobre os sentimentos e as emoções dos funcionários;
Projetar sistema de avaliação de desempenho;
Avaliar a eficácia de uma prática específica.
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a