Psicologia nas organizações
1.1- Provisão (porta de entrada)
1.2- Manutenção/Desenvolvimento (permanência)
1.3- Desligamento (porta de saída)
2- A Psicologia é um campo científico cujo objeto de estudo é o comportamento humano. Esclareça a amplitude de seu objeto de estudo apresentando a interdisciplinaridade da Psicologia com vários outros campos de conhecimento científico.
3- Por que é preciso falar em uma Psicologia Organizacional como uma das áreas de ação da Psicologia?
4- Organizações não são mero encontro, mero aglomerado de pessoas. O que é, então, uma organização?
5- “Administrar” significa “submeter à direção”. O que pode nas organizações “perder a direção” ou “tender a perder” de modo que necessite ser preventiva e curativamente “administrada”?
6- Que tipo de cuidados é preciso haver na gestão de pessoas nas organizações em sua “porta de entrada” de modo que otimize a eficácia e eficiência organizacional?
7- Considerando a necessidade de uma organização focar sempre sua eficácia e eficiência, que tipo de cuidados é preciso haver na gestão de pessoas nas organizações quando as pessoas das organizações estão já captadas e produzindo (permanência nas organizações)?
8- Que tipo de cuidados é preciso haver na gestão de pessoas nas organizações com relação ao desligamento delas da organização (“porta de saída”) de modo que esses desligamentos não se mostrem uma ameaça á eficácia e eficiência organizacional?
9- Por que se diz que gerir pessoas nas organizações é o grande diferencial competitivo em tempos de tanta velocidade de mudanças e competitividade? O que é “gerir pessoas”?
10- Que tipo de crítica é preciso haver sobre a atuação dos psicólogos nas organizações contemporâneas tendo em vista os objetivos organizacionais?
11- De que