Psicologia nas organizações
Acadêmicos: Everton Bambinetti Silvia Prieto
Profesora: Jeisa Benevenuti
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
ADS-21/GTI-24
17/05/13
.
RESUMO
Este trabalho pretende identificar a forma como os psicólogo significa nos valores organizacionais frente a sua atuação profissional, para isso foi abordado a contextualização histórica da Psicologia Organizacional, o papel do psicólogo nas organizações e A utilização da Psicologia pelas organizações brasileiras.
Palavras-chave: Os psicólogos nas Organizações
1 INTRODUÇÃO O crescente número de profissionais da psicologia atuando em organizações é notável. Atualmente, observa-se cada vez mais a inserção do psicólogo em empresas, atuando em diversas áreas e em diferentes sentidos, que vão desde a realização de atividades relacionadas ao recrutamento, seleção, acompanhamento, treinamento e promoção de saúde dos funcionários, envolvendo trabalhos específicos da dinâmica organizacional..A empresa, desde a sua origem, preconiza a produção e o lucro. A psicologia, por sua vez, é uma ciência humana, que tem como objetivo principal o bem-estar do ser humano e prima pela saúde mental.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 História da Psicologia nas Organizações
A Psicologia nas organizações surgiu com a finalidade de atender as necessidades das indústrias e da ideologia administrativa que se consolidava entre os séculos XIX e XX, período em que as condições desumanas produzidas pelo desenvolvimento industrial acelerado e pela exacerbação do tempo de trabalho exigiam uma intervenção imediata. Ao longo dos tempos, a Psicologia foi ampliando seu âmbito de atuação em decorrência da nova face industrial que se delineava. A prática da chamada Psicologia Industrial resumia-se, inicialmente, a atividades de recrutamento, seleção e, por vezes, em treinamento de pessoal, com o desenvolvimento de testes psicológicos e serviços de consultoria a