Psicologia nas organizações
Normalmente aplicada em organizações, sejam empresas, indústrias, entre outras, desde que sempre organizadas em prol da produtividade. Está sempre ligada nas emoções do ambiente de trabalho ou no bem estar de seus colaboradores.
As organizações de trabalho estão buscando a reestruturação competitiva, pois estão evoluindo. Com isso a Psicologia Organizacional vem acompanhando essas mudanças. As principais transformações e desafios precisam das práticas dos psicólogos nas organizações, supostamente eles estão melhores preparados para atuar como facilitadores nesses processos de mudança de cultura e reestruturação organizacional.
Todas as atividades realizadas por esses profissionais, tem como metas atingir o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores com a cultura de qualidade, aumentar a satisfação dos clientes internos e externos e manter sua credibilidade. Para o psicólogo organizacional é fundamental procurar sempre alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização.
É fundamental a prática dos psicólogos para um reconhecimento estrutural e um diagnóstico de possíveis problemas, obtendo assim dados estratégicos e procedimentos de mudança no ambiente empresarial. Ele poderá intervir e acrescentar valores a médio e a longo prazo, no comportamento organizacional.
Neste mundo globalizado, a organização que não investe na qualidade de vida dos seus colaboradores não sobrevive. O bem estar dos seus subordinados é fator da mais alta valia em produtividade, dado que um colaborador satisfeito com seu trabalho produz mais e com qualidade. Portanto, a qualidade de vida do trabalhador está diretamente incluída ao desenvolvimento organizacional.
O psicólogo organizacional precisa