Administração por objetivos
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Balneário Camboriú
2011
MARLON ANTONIO MACHADO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Trabalho do Curso de Graduação em Administração, da disciplina Teoria Geral da Administração.
Rodrigo Fernando Belli
Balneário Camboriú
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS 05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
Introdução
O Pensamento administrativo, em um certo momento ficou combinado à explicação de teorias. As organizações, cada vez maiores e mais complexas, necessitavam investir no conhecimento da essência, da finalidade última de suas atividades. Principiou, então, a tomar forma uma corrente voltada para os objetivos.
Desenvolvimento
A administração por objetivos ou administração por resultados surgiu ainda na década de 1950, a partir dos escritos de Peter Drucker, fez sucesso na década de 60 e 70 e praticamente foi abandonada pela iniciativa privada na década de 90.
A administração por objetivos corresponde a uma contratualização dos serviços públicos em que os gestores negociam com a autoridade superior os objetivos a serem alcançados. É um sistema de administração que vincula objetivos com metas organizacionais com o desempenho individual em todos os setores. Corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance dos resultados .
Segundo Idalberto Chiavenato, a administração por objetivos é um processo pelo qual os gerentes, superior e subordinados de uma organização identificam objetivos comuns, definem ares de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses objetivos como guias para a operação dos negócios.
O planejamento organizacional precede a definição dos objetos e da estratégia com a finalidade de incorporar a racionalidade na atuação administrativa: