Administração por objetivo
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de divulgar e obter a melhor compreensão da APO (Administração por Objetivo) da qual se entende que a mesma tem como base um novo meio de cumprir metas dentro das organizações.
Seu sistema de administração, utilizado no cotidiano e mencionado livro A prática da administração, de Peter Drucker, relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis da empresa.
Por fim, desenvolveu-se neste trabalho à respeito da APO suas vantagens organizacionais, e suas desvantagens tanto para a empresa, como para o individuo que nela trabalha.
A ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Uma forma comum de estabelecimento de metas usada nas organizações é a Administração por Objetivos – APO.
Este processo é uma tentativa de alinhar metas pessoais com a estratégia do negócio, por meio do aumento da comunicação e percepções compartilhadas entre a gerência e os subordinados, seja como indivíduos ou como um grupo, pela conciliação do conflito, quando o mesmo existir.
A APO dá ênfase aos objetivos dos integrantes da organização e como estes objetivos se relacionam com o da empresa como um todo.
A Administração por Objetivos pode ser aplicada aos membros de todos os níveis da organização e isto pode resultar na adoção de um estilo de administração mais participativo e colaborativo na empresa.
Nos anos 50, quando vigoravam as estruturas e comportamentos hierárquicos, a APO surgiu como uma mensagem em favor dos métodos participativos. Fez muito sucesso nos anos 60 e 70, mas sua popularidade como sistema para a implementação de estratégias declinou nos anos seguinte. No final dos anos 90, quando os métodos participativos estão substituindo os hierárquicos, a essência da APO tornou-se redundante.
A expressão Administração por Objetivos é uma expressão cunhada por Peter Drucker em