Analise do livro free de chris anderson
Eu mesmo tinha duvidas sobre como grandes empresas da nova era da internet faturavam produzindo conteúdo, como por exemplo o YouTube e blogs, que distribuem conteúdo gratuitamente. Eu tinha uma idéia de que apenas faturavam em cima dos links patrocinados, mas não sabia muito bem como funcionava esse processo e Chris Anderson explica em seu livro muito bem com exemplos que facilitam o entendimento do processo.
O livro não trata-se apenas das mídias, o livro explica estratégias de utilizar a redução de custos de produção de uma série de produtos e serviços permitindo que determinadas indústrias simplesmente distribuam de graça os produtos que oferecem, talvez essa seja uma nova alternativa de comunicação com o consumidor, uma vez que ninguém mais se interessa por comerciais nos intervalos da programação interrompendo um programa para comunicar.
As empresas começaram a perceber que existem outras formas de chamar a atenção das pessoas. Eu já vi ações nos Estados Unidos que eram distribuídos bebidas como Coca-Cola por exemplo, e eu pensava: por que a Coca-Cola esta fazendo isso? Chris Anderson explica em seu livro que, nesse cenário, as empresas preferem utilizar o dinheiro que antigamente era usado com mídias tradicionais, para chamar a atenção do publico de outra forma, como por exemplo formando filas para a distribuição de Coca-Cola no meio da rua.
Alem disso, as empresas sempre buscam novos clientes para ter possibilidades de novos negócios, e para isso e preciso gerar conteúdo, entretenimento firmando uma relação da empresa com o cliente. No livro Free, Chris Anderson explica que tudo o que se da de graça não é de graça, e quase sempre, por trás desse Grátis, existem lucros como objetivo.
Por exemplo, se a empresa HP decide