Psicologia da Educação
Introdução
A disciplina Psicologia da Educação visa estudar os aspectos das diferentes situações da educação, sob o ponto de vista psicológico e também das relações existentes entre as situações educacionais. Busca analisar todos os aspectos da realidade educativa, principalmente aqueles que se referem ao processo ensino/aprendizagem e ao desenvolvimento humano.
Alunos: a partir deste momento iniciaremos nossos estudos no que diz respeito aos referenciais teóricos do campo da psicologia. Veremos quando essa área do conhecimento se tornou ciência e estudaremos o desenvolvimento fetal, o desenvolvimento motor, o desenvolvimento da linguagem, o desenvolvimento da moral além de aspectos relacionados à adolescência. Também apresentaremos as teorias de Skinner, Piaget e Vygotsky, autores que muito contribuíram para a educação. O estudo dos teóricos da psicologia da educação não se esgota nesse módulo. Vocês terão continuidade na disciplina Psicologia da Educação II.
A psicologia e a educação: Configuração histórica do campo
A psicologia tem uma curta história e um longo passado.
Ebbinghaus
Antes de iniciar qualquer discussão sobre psicologia e relacioná-la à educação, é interessante conceituar primeiramente o que é senso comum, para entendermos de onde vem o conhecimento do ser humano e, posteriormente, conceituar ciência.
Tomemos como base o texto intitulado “Psicologia ou as Psicologias”, do livro de Bock, Furtado e Teixeira mencionado em nossa bibliografia.
Sabe-se que a Filosofia, a religião, a arte, o senso comum e a ciência são domínios do conhecimento humano. Senso comum é entendido como o conhecimento da realidade tal qual ela se apresenta para nós. É a vida do cotidiano. É o conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros que dão sentido à nossa vida. Esse conhecimento passa de geração em geração e vai se acumulando ao longo de nossa vida (por exemplo: quando se faz um bolo, não nos preocupamos em saber a reação