Psicologia da educação
A Psicologia da Educaçao
TÍTULO:
Psicologia Elementar
OBJETIVO:
Relatar um extrato de uma pesquisa realizada com educadoras que teve como tema as contribuições da Psicologia da Educação para sua formação. Por meio de um questionário aberto, que também pesquisou outros temas,foi abordado a importância da disciplina Psicologia da Educação na formação , assim como os conteúdos estudados e sua relação com os demais componentes curriculares.
JUSTIFICATIVA:
Ver como a formação dos educadores do nível médio chega a então Disciplina Prática de Ensino de Psicologia por meio de observações realizadas em sala de aula na disciplina de psicologia no ensino médio.A proposta atual, denominada de Ensino Médio, é de educação geral,inicialmente com a separação da educação profissional do ensino regular.
INTRODUÇÃO:
Entrevista com a educadora e professora da Pós-Graduação em Educação da Una
Claudiana Martins, que possui mestrado em Educação pela PUC-MG e doutorado em
Educação. Aplicamos um questionário aberto que buscou caracterizar, entre outras temáticas, a importância da disciplina Psicologia da Educação.
DESENVOLVIMENTO:
1) Qual a sua opinião sobre a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino
Médio? Há uma tendência há algum tempo de se pensar: “eu tenho um problema, quero discutilo,sensibilizar a sociedade, então vou colocar isso no currículo e,principalmente,traduzir isso numa disciplina, traduzir esse conhecimento num conhecimento escolar”.
2)Seria a transformação do conhecimento da Psicologia em disciplina do ensino médio, um ganho para a Psicologia e para a escola? As disciplinas já são questionadas como compartimentos estanques e há críticas severas a essas formas estabelecidas, num processo de disciplinarização do pensar e do agir, colocando em camisas de força estudantes e professores, desperdiçando a oportunidade de fazer pensar.
3)Como essas questões que passam pela Psicologia poderiam ser diluídas em outras disciplinas? Elas poderiam ser