Planejamento social e estratégico: contextualizações, ações e reflexos na prática social
CONTEXTUALIZAÇÕES, AÇÕES E REFLEXOS NA PRÁTICA SOCIAL
Sergio Adriano de Lima Pires
Professora Estelamaris de Barros Dihl
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0531) – Prática do Módulo V
10/11/2011
RESUMO
Este artigo tem como tema principal o Planejamento Social e Estratégico, voltado a Política de Assistência Social. Traz contextualizações básicas do planejamento social estratégico e enfoques conceituais. Trata as articulações das informações e processos de trabalho na obtenção de melhorias na geração de programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Generalizações a respeito da política de proteção social com o gerenciamento e controle das ações na assistência social. Importância da atuação do assistente social na defesa da Política Nacional de Assistência Social e sua regulamentação para aplicabilidade da ação de planejar. Enfoque em relação ao desenvolvimento dos Planos de Assistência Social como instrumento de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Disposição e dimensões de um modelo de estruturação para um plano estadual de assistência social.
Palavras-chave: Planejamento Social. Estratégias. SUAS.
1 INTRODUÇÃO
Os profissionais do Serviço Social contam na elaboração dos processos de trabalho com a utilização de ferramentas que lhe permitam criar e recriar propostas de planejamento. E, o planejamento tratado na busca de proporcionar resultados e soluções deve ser aplicado, entre outras coisas, na inclusão social das pessoas, com prioridade das que vivem sem situação de maior vulnerabilidade. Este artigo trata da aplicabilidade do Planejamento Social e Estratégico na busca de formas de criar, manter e administrar às políticas públicas voltadas a política de assistência social.
Visando analisar e proporcionar uma visão mais abrangente ao tema proposto, foi apresentado, inicialmente, contextualizações básicas a respeito do