Psicologia da Educação
A Psicologia Educacional pode ser considerada uma sub- área da psicologia, que tem como objetivo produzir saberes relativos ao fenômeno psicológico, dentro do processo educativo.
Basicamente, é uma disciplina acadêmica, um campo de pesquisa científica, com profundas relações com a prática educacional, que consiste em unir a prática da educação escolar com a prática da psicologia científica. Devemos ressaltar que a psicologia educacional segue os parâmetros do rigor cientifico, como qualquer outra ciência social. Caracterização:
Dinâmica do ambiente: A criança desenvolver-se, logo,aprende num ambiente.
Motivação: Aprende-se melhor e mais depressa se estiver interessado em um determinado assunto.
Conhecimentos anteriores: Os conhecimentos anteriores podem condicionar a aprendizagem, na medida em que há conhecimentos prévios ou bases que não foram concretizadas.
Experiências passadas: Situações vivenciadas influenciam as atitudes na aprendizagem em relação aos conteúdos; uma experiência agradável dá confiança e motivação para outras aprendizagens nesse domínio.
Fatores sociais: O meio social, econômico e cultural de origem dos alunos influenciam em grande medida o processo de aprendizagem.
Quantidade de informação: A capacidade para aprender novas informações é limitada,ou seja, não é possível integrar grandes quantidades de informação ao mesmo tempo.
Diversificação das atividades: Quanto mais diversificadas forem as abordagens à um tema e tarefas a realizar,maior é a motivação e a concentração ,logo se vê eficácia no processo de aprendizagem.
Cooperação: Ao implicar interação e ajuda mútua,possibilita a resolução de problemas de forma eficaz.
Idade: A idade é um fator que interfere na aprendizagem,pois a cada estágio de desenvolvimento intelectual correspondem a capacidades especificas.
Expectativa dos pais,educadores e alunos: A expectativa que os professores e os pais têm em relação ao aluno vão afetar o modo