Relatórios
Departamento de Física
Prática III: Movimento Retilíneo Uniforme
Glauber Jean Alves Narciso
Fortaleza, 2012
Glauber Jean Alves Narciso
Relatório Científico apresentado como requisito pós aula de laboratório para obtenção da nota parcial da Disciplina de Física Fundamental I - parte prática, do curso de Licenciatura em Física, na Universidade Federal do Ceará. Profº. Dr. Eduardo Bedê.
Fortaleza, 2012
Sumário
Objetivo:
Este experimento tem como objetivo a realização dos procedimentos que demostram o Movimento com velocidade escalar positiva e negativa, tal como demonstrar os resultados obtidos graficamente para uma melhor compreensão do leitor.
Material:
Perfis de PVC
Cronômetro
Carrinho
Fita métrica
Calculadora Científica Casio fx – 82MS
Introdução Teórica:
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME:
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo que dizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
Suponhamos que a velocímetro de um automóvel indique o mesmo valor durante todo um intervalo de tempo, como, por exemplo, 90 Km/h. Dizemos que o movimento do automóvel nesse intervalo de tempo é uniforme.
Exemplo:
Consideremos uma tartaruga que têm velocidade escalar constante e diferente de zero igual a 10 m/s e que percorra uma trajetória retilínea.
Digamos que a cada segundo calculemos a distância