cinetica l
Cinética química I
OBJETIVOS
Fatores que influenciam a velocidade das reações
INTRODUÇÃO
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração de reagentes, quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Temperatura, de um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Catalisadores, são substâncias capazes de acelerar uma reação. Superfície de contato, quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
MATERIAIS E REAGENTES
Estante para tubos de ensaio, 9 tubos de ensaio, pipeta volumétrica de 5 mL, chapa de aquecimento, termômetro, conta-gotas, bico de bunsen, pinça de madeira, permanganato de potassio (KMnO4) 0,005 mol/L; acido clorídrico (HCl) 0,6 mol/L e 6,0 mol/L; acido sulfúrico (H2SO4) 1,0 mol/L; tiossulfato de sodio (Na2S2O3) 0,5%. Dioxido de manganês (MnO2); ferro em pó; pregos de ferro; nitrato de sodio (NaNO3); zinco em pó.
PROCEDIMENTOS
Colocou-se 5 ml de KMnO4 em dois tubos de ensaio e em seguido colocou-se 10 gotas de H2SO4 e adicionou-se um prego de ferro em cada tubo, e posteriormente colocou-se um tubo dentro de um vidro com a água aquecida sobre o chapa de aquecimento, foi colocado outro tubo no bico de bunsen com o auxilio da pinça de madeira e o outro ultimo tubo ficou na temperatura ambiente. Colocou-se 5 ml de Na2S2O3 em dois tubos e após adicionou-se HCl 0.6M em um tubo e no outro colocou-se HCl 6.0M Em um tubo de ensaio foi colocado cerca de 5 ml de água oxigenada e em seguida foi colocado pequenos cristais de MnO2. Foram colocados em dois tubos grânulo de zinco, 1ml de H2SO4 e 5gotas de KMnO4 em apenas um tubo foi adicionado pequenos cristais de NaNO3 Foram colocados em dois tubos 5ml de HCl 6.0M, em um tubo colocou 0,5g de ferro em pó e no outro um prego de ferro.
RESULTADOS
Colocou-se 5 ml de KMnO4 em dois tubos de