Ciencia Politica
O tucano é uma ave da Família Ramphastos. O termo é de origem tupi através do vocábulo tukana. É muito conhecido por seu enorme bico (chega aos 20 cm). É uma ave muito bonita que causa admiração aos olhos de quem o vê. Diferente do que se acha o bico do tucano não é pesado, pois é feito de tecido ósseo esponjoso, portanto não atrapalha o equilíbrio de seu corpo. Para dormir, o tucano leva a cauda até a cabeça e oculta o bico.
O tucano mede cerca de 65 cm, fora o bico. Existem 40 espécies catalogadas de tucano sendo as diferenças entre elas bem pequenas, somente na cor do bico, das penas e no tamanho. Quanto ao peso, o tucano chega a 520 gr.
Foto: Nuno Barreto
O tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul (principalmente Amazônia) e também nas proximidades da Argentina. Não se encontram tucanos em outros continentes. Aliás, os tucanos não suportam o frio.
Os tucanos se alimentam de frutos que encontram na natureza e quando estão com muita fome comem até insetos e filhotes de outras aves. O bico do tucano ajuda na alimentação, já que facilita a quebra de cascas de frutos mais rígidos e ajuda na mastigação de alimentos.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.2 A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
.
Curiosidades:
O tucano é uma ave de bico longo e colorido. Existem 41 espécies de tucanos, sendo o maior deles o tucano-açú, também conhecido como tucano-toco ou tucanoçú. Este pode medir quase 70cm de comprimento e pesar meio quilo.
O tucano-açú é facilmente identificável pela maneira como voa. Devido ao peso do bico e as asas curtas, o tucano-açú plana muito pouco, não conseguindo manter a mesma altitude de vôo. Ele bate as asas por algumas vezes, depois descansa