Cinetica
CINÉTICA QUÍMICA “Lei de Velocidade”
CINÉTICA QUÍMICA
LEIS DE VELOCIDADE - DETERMINAÇÃO Os experimentos em Cinética Química fornecem os valores das concentrações das espécies em função do tempo. A lei de velocidade que governa uma reação química corresponde a uma equação diferencial que fornece a mudança das concentrações das espécies com o tempo:
v= - d[A]/dt = k[A]n
Os dois métodos principais para a determinação da lei de velocidade são:
Método Diferencial; Método de Integração.
Estes dois métodos permitem obter os parâmetros cinéticos “n” e “k”.
Em ambos os métodos, a lei de velocidade pode ser simplificada utilizando-se o Método do Isolamento.
CINÉTICA QUÍMICA
LEIS DE VELOCIDADE - DETERMINAÇÃO
Medidas experimentais dos valores de concentração com o tempo
Aplicação dos Métodos para expressar a Lei de Velocidade
Determinação dos parâmetros cinéticos “n” e “k”
CINÉTICA QUÍMICA
MÉTODO DO ISOLAMENTO: Consideremos a seguinte reação hipotética: A + B + 2C → Produtos Inicialmente, a lei de velocidade dessa reação pode ser expressa da seguinte forma: v= k [A]a [B]b [C]c eq.(a)
De acordo com o MÉTODO DO ISOLAMENTO, as concentrações de todos os reagentes, exceto a de um deles, são adicionados em excesso, de tal forma que, essas espécies praticamente não variam durante o processo, ou seja, elas podem ser consideradas constantes. Então, se [A] está na quantidade esperada, adicionamos [B] e [C] estão em excesso e a eq. (a) torna-se: v= k’ [A]a = - d[A]/dt sendo, k’= k [B]b [C]c eq.(b) eq.(c)
A próxima etapa consiste em aplicar os métodos diferencial ou de integração para a eq.(b) e, assim, os parâmetros cinéticos k’ e a. Para obter os demais parâmetros cinéticos para [B] e [C] basta seguir o mesmo procedimento.
CINÉTICA QUÍMICA
MÉTODO DAS VELOCIDADES INICIAIS: Para usarmos o método diferencial, devemos conhecer a velocidade da reação em diferentes concentrações de um reagente específico. Podemos