cinetica
Química Geral Experimental – Engenharias
Aula Prática nº 11 – Cinética Química
Rio de Janeiro novembro de 2013
1-OBJETIVO:
Mostrar como a concentração dos reagentes e a temperatura modificam a velocidade de uma reação química.
O estudo da taxa de desenvolvimento (velocidade) das reações químicas é realizado pela área da Cinética Química.
Esse estudo é muito importante porque permite ao ser humano se apropriar dos meios necessários para acelerar ou tornar mais lentas determinadas reações de seu interesse.
Por exemplo, nas indústrias químicas, é muito importante acelerar várias reações para torná-las economicamente viáveis, e isso muitas vezes é feito pelo uso de substâncias denominadas de catalisadores. Os catalisadores são estudados na Cinética Química.
2-CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A observação das reações químicas ao longo do tempo mostra que a rapidez, ou lentidão, com que se produzem varia de uma para outra; entre o inicio e o término de uma reação decorre um intervalo de tempo, mais curto ou mais prolongado, mas não nulo.
A duração desse intervalo é extremamente variável segundo varias circunstâncias; algumas reações são tão rápidas que parecem instantâneas enquanto outras se desenvolvem tão lentamente que, a uma observação menos atenta, passam despercebidas.
É para caracterizar a maior ou menor rapidez com que se efetua uma reação que se introduz o conceito de velocidade de reação.
A Cinética Química tem por objetivo o estudo da velocidade das reações e dos fatores que podem modificá-la.
A velocidade de reação depende de vários fatores. Alguns dos fatores que influem sobre a velocidade de uma reação são: o estado físico dos reagentes, a temperatura, a pressão, a concentração das substancias em reação, bem como os catalisadores, isto é, substancias que, embora estranhas à reação em si, por mera presença no sistema atuam modificando sua velocidade.