cinetica
Parte inferior do formulário
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL
RELATÓRIO TÉCNICO
BRUSQUE
2014
1. Título
Cinética Química: Velocidade das reações e os fatores que podem modificá-las
2. Assunto
Velocidades das Reações
3. Objetivos
Analisar a velocidade das reações feitas em laboratório de acordo com as situações na qual elas são expostas, como: Temperaturas variadas, formas de superfícies de contato diferentes, e uso de catalisadores químicos e biológicos.
4. Contextualização
A cinética química é a ciência que estuda a velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem. A formação de uma substância pode ocorrer de forma rápida ou lenta dependendo das condições em que a reação é efetuada. Sua importância é muito ampla, na indústria, na produção de materiais, entre outros.
As velocidades das reações classificam-se em: lentas, rápidas, moderadas e às vezes instantâneas como as explosões. As velocidades nas reações se tornam importantes no processo industrial em geral estão relacionados a uma produção viável economicamente ou para obter menores custos na produção. Os principais fatores na velocidade das reações são: temperatura, superfície de contato, presença ou não de catalisadores, concentração dos reagentes e a pressão.
5. Materiais e Reagentes Utilizados
-suporte de tubos de ensaio;
-tubos de ensaio;
-peróxido de hidrogênio volume 10 e 20;
-batatinha;
-solução de iodeto de potássio 0,1 molar;
-chapa de aquecimento.
6. Procedimento
EXPERIMENTO 1.
Foi colocado 2ml de peróxido de hidrogênio nos três tubos de ensaio;
No tubo 1, foi adicionado 2ml-10V na CNTP, e não apresentou efervescências e nem bolhas.
No tubo 2 foi adicionado 2ml-10V do catalisador KI, observamos que houve grande efervescência e grande quantidade de bolhas, e isso significa que teve uma grande liberação de gás. E isso aconteceu de maneira rápida.
No tubo