Estudo da Gol
É o índice correspondente ao cumprimento das obrigações de curto prazo, utilizando os dados do Ativo circulante (caixa, banco, duplicatas a receber e etc) menos Estoque (matéria-prima, materiais auxiliares, materiais de manutenção, material de escritório, material em peças e produtos acabados), dividido pelo Passivo circulante (duplicatas a pagar, fornecedores a pagar, empréstimos de curto prazo, etc.).
O índice de Liquidez Seca serve para verificar a tendência financeira da empresa em cumprir, ou não, com as suas obrigações a curto prazo, mas desconsiderando os seus estoques, pois estes podem ser obsoletos (ultrapassado ou fora de uso) e não representar a realidade dos saldos apresentados no Balanço contábil.
Calculo
Objetivo
O índice de liquidez seca tem por objetivo calcular a capacidade de pagamento empresarial desconsiderando os seus estoques. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.
Análise dos índices
Para se ter uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, (Liquidez corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Geral) sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices.
Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.
Conclusão
Os índices de liquidez são apenas mais uma ferramenta que nos auxilia na avaliação de uma empresa e que deve ser utilizada em conjunto.