Cinética
I. Objetivos
Verificar os processos cinéticos de um comprimido efervescente em água destilada em diferentes temperaturas.
II. Introdução A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam. A concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato, os catalisadores podem influenciar a velocidade de uma reação.
III. Parte Experimental
1ª PARTE: Verificação 1 Três amostras (A, B e C) de um comprimido efervescente foram devidamente pesadas na balança analítica e depois dissolvidas em 3 béquers com 150 mL água destilada em diversas temperaturas (A: ambiente à 25°C; B: banho de gelo à 12°; e C: aquecida à 60ºC). O tempo de dissolução foi marcado para cada amostra com o auxílio de um cronômetro. A concentração foi calculada e expressa em g/L .
2ª PARTE: Verificação 2 Um comprimido efervescente foi dividido em dois. Após a divisão as duas amostras foram pesadas separadamente. Uma parte foi triturada no almofariz com o auxilio de um pistilo e a outra mantida na sua estrutura. Após isso, as duas foram dissolvidas em 2 béquers de 250 mL com 150 mL de água destilada e o tempo foi cronometrado. Calculou-se as concentrações em g/L, e as medidas efetuadas e seus resultados foram comparadas levando em consideração a massa do sólido com o seu estado aparente, o volume do solvente, as temperaturas e o tempo de dissolução.
IV. Resultados de discussão
De acordo com todos os passos dos experimentos, chegou-se aos seguintes resultados:
Verificação 1: A) água à temperatura ambiente (25°C) tempo de dissolução: 00:47,81s volume: 151 mL = 0,151 L massa do comprimido: 3,9798g concentração: 3,9798/0,151L= 26,356g/L
Na medida do volume, foi ultrapassado 1mL do volume total ( o volume deveria ser 150mL).
B) banho de gelo (13°) tempo de dissolução: 01:10,19s
volume: