Gestao de pessoa
A Psicologia como ciências mudou o foco de ação da gestão de RH. Deixou de lado a ênfase nas tarefas, nos custos e no resultado produtivo e passae a focar no comportamento das pessoas. As duas escolas da psicologia, Poehavioismo e Moslau, proporcionaram esse progresso. A primeira atuou no comportamento humano, no desenvolvimento e avaliação de métodos de trabalho mais eficazes e a segunda nas necessidades humanos e motivações específicos para trabalhar.
Nos anos 1960 e 1970, a escola de RH predominou e contribuiu com a descoberta de que a relação entre a empresa e as pessoas é intermediada pelo gerentes de linha.Essa contribuição trouxe a motivação e liderança, à serem os conceitos - chave do modelo humanista.
A postura do gerente, mas agora na condução das equipes de trabalho contribuiu também para estabelecer a diferença entre relações humanos e recursos humanos.
No primeiro, os gerentes devem reconhecer as expectativas dos funcionários e o segundo, o papel do gerente seria promover atividades de autodeterminação e autogerenciamento entre os subordinados.
Ainda nos anos 1960, desenvolveram as teorias que buscavam valorizar o papel do elemento humano no sucesso das empresas. Assim, surge o jargão de que " o trabalho humano constitui o principal ativo de uma organização". A persistência do jargão na cultura dos especialistas, atua também na construção de termo Administração de Recursos humanos e logo, na desarticulação do termo Administração de Pessoal na cultura dos membros.
Diferente da administração de pessoal, a gestão ou administração de R.H estaria voltada para integração, comprometimento dos empregado, flexibilidade, adaptabilidade e qualidade no trabalho. Envolve também uma visão, ampla e profunda na área de comunicação, sentimentos dos funcionários, gestão dos empregados, do custo e beneficio e do desenvolvimento.
Nas propostos acima de Mahoney e Deckop começa a surgir, o