gestao de pessoas
Evolução da gestão de pessoas e a visão atual
Dália Derner
Nesta unidade,
aboradaremos a evolução
da Gestão de Pessoas, buscando identificar seus objetivos e a importância de seu estudo. Veremos, também, como ela se configura no cenário atual, procurando diferenciar Gestão de
Pessoas de Gestão Estratégica de Pessoas. Destacaremos, ainda, a inserção da Gestão Estratégica de Pessoas nas organizações como “pano de fundo” para promover mudanças organizacionais e atender aos desafios do ambiente empresarial.
(1.1)
A evolução da gestão de pessoas
Do Departamento Pessoal à Gestão de Pessoas: transformação das funções de Gestão de Pessoas
É lugar comum afirmar que “pessoas desempenham papel central para a obtenção da vantagem competitiva1 da empresa”, entretanto, nem sempre foi assim. Apesar de pessoas sempre terem sido importantes para organizações, foi somente por volta de 1990 que o fator humano começou a ser valorizado.
A gestão de pessoas – em seu papel, políticas e práticas
– tem sofrido transformações no decorrer das últimas décadas. Antes centralizadora, exercia controle sobre as pessoas; hoje, vem ganhando mais espaço nas organizações, assumindo participação estratégica, com foco no negócio, a medida em que é parte integrante da contínua preparação da empresa e pessoas para o futuro.
A gestão empresarial evolui, ao longo do século, em três Eras empresariais marcantes: era da industrialização clássica, neoclássica e era da informação. Ao longo dessas eras a área de gestão de pessoas sofreu diversas mutações quanto às suas concepções, visão e prioridades:
Gestão de Pessoas
14
Era da Industrialização clássica > Relações Industriais;
Era Neoclássica > Recursos Humanos;
1.Vantagem Competitiva: habilidade de produzir produto ou serviço tido como valioso, de modo que ninguém consiga imitá-lo, diferenciando, desse modo, a organização perante suas concorrentes. Uma empresa ganha vantagem competitiva executando