Gestão de Pessoas
Unidade 1 – Evolução da Gestão de Pessoas e a Visão Atual Objetivos: Discutir a evolução de gestão de pessoas, identificar seus objetivos e a importância de seu estudo.
Transformação das funções de Gestão de Pessoas Vantagem Competitiva: Habilidade de produzir produto ou serviço tido como valioso, de modo que ninguém consiga imitá-lo, diferenciando deste modo a organização perante seus concorrentes. Por volta de 1990 que o fator humano começou a ser valorizado. A Gestão de Pessoas tem sofrido Transformações. Antes centralizadora, exercia controle sobre as pessoas; hoje, vemm ganhando mais espaço nas organizações, assumindo participação estratégica. Como parte integrante da preparação da empresa e pessoas para o futuro. Gestão Empresarial evolui em três Eras empresariais marcantes: 1 – Industria primitiva – 1900 a 1950 – Era da Industrialização Clássica - Predominava o Departamento Pessoal, depois substituído pelo de Relações Industriais - Foco em cumprir as leis em relação ao trabalho - Controlar Pessoas: Admissão, registros, controle de horas, férias e pagamentos. - Na transição para Relações Industriais foram acrecidas algumas rotinas em relação ao Sindicato e suas reivindicações - Conceito: “pessoas são apenas mão-de-obra”
2 – Industria de automóveis – 1950 a 1990 – Era da industrialização neoclássica - Surgiu os Recursos Humanos - Na qualidade de departamentos desenvolviam funções operacionais e táticas - Principais Práticas além de rotinas burocráticas: centralizar os recrutamentos e seleções, treinamento, administração salarial e relações trabalhistas. - Conceito: Pessoas como recursos – meio através do qual a empresa realiza seus objetivos e resultados 3 – Industria da Infromática – Era da Informação - a Partir de 1990 – Início da Gestão de Pessoas - Rotinas operacionais, têm sido tercerizadas; as táticas aos gerentes. Ditado: “todo gestor, independente de sua área de atuação, é