a modalidade escrita da lingua portuguesa no ambiente virtual
Nesta explanação, pretende-se tecer breves reflexões acerca da construção dos registros de documentação informativa que têm circulado na rede mundial de computadores com a acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Apresenta-se uma amostragem dos registros de como discentes, que cursam o ensino médio, em uma instituição pública estadual fazem uso da linguagem escrita no ambiente virtual; como também comentar sobre as relações interativas construídas por esses jovens nas suas interações em comunidades virtuais, além de observar como tem sido mediada a linguagem com a inserção de traços da oralidade na sua escrita digital.
A Era Tecnológica online vincula-se a uma nova revolução, centrada no controle doconhecimento, da informação e das redes de comunicação. Os construtos textuais contemporâneos têm como suportes essenciais o hipertexto, a hipermídia e a multimídia, oriundos que são das TICs. Essa relação oportuniza ao internauta dispensar a escrita e a leitura no papel e optar pela escrita digital e a realizar a leitura de diversos documentos e informações por meio eletrônico.
Em relação a essa premissa, alguns estudiosos como Lévy (2001) e Xavier (2002) postulam ser esse um viés pertinente ao leitor, já que os hipertextos que circulam na internet apresentam homogeneidade, nos quais é possível identificar a interatividade tecnológica e, também, a do internauta. Esse internauta faz uso de recursos que lhe propiciam interagir com/no texto, sustentado pelas suas escolhas, define e determina a ordem das diversas segmentações disponíveis para que esse hipertexto obtenha uma coerência.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuem, significativamente, para gerar
e propagar informações mediante os múltiplos meios, tais como as mídias digitais e redes sociais, com o objetivo de facilitar a comunicação. No Brasil, por exemplo, estudos têm sido feitos desde os anos 1990 com o propósito de demonstrar a