A Entrevista Clínica Utilizando o DSM-IV-TR vol. 1: Fundamentos
Data: 30/10/2013
Livro: A Entrevista Clínica Utilizando o DSM-IV-TR vol. 1: Fundamentos
Capítulo: X
Professoras: Vera Figueiredo e Andrea Vagner
Ficha de Leitura
ENTREVISTA EM TRANSTORNOS ESPECÍFICOS: TRASNTORNO DE PERSONALIDADE
1. RETRAIMENTO EMOCIONAL E COMPORTAMENTO ESTRANHO – GRUPO A
“Existem três transtornos de personalidade no grupo A: o paranóide, o esquizóide e o esquizotípico. O estado mental do paciente enquadrado no grupo A se caracteriza por retraimento emocional, falta de calor e comportamento estranho ou excêntrico. Ao longo da entrevista falta-lhe espontaneidade, ele parece frio e as vezes sarcástico, dando a impressão de esconder seus sentimentos.”. (p. 274)
Desconfiança no transtorno de personalidade paranóide
Comunicação: “A comunicação com um paciente que tem um transtorno paranóide de personalidade é dificultada por sua percepção difusa de que todos, absolutamente todos, vão prejudicá-lo ou explorá-lo. Ele examina todas as questões à procura de um sentido oculto e conteúdo conspiratório.”. (p. 274)
Técnica: “Entrevistar um paciente com transtorno de personalidade paranóide é uma operação delicada. Já que presume que todas as suas perguntas devam ter um significado oculto e ameaçador, vai investiga-las: [...]”. (p. 274)
“[...] As transições suaves funcionam melhor. Qualquer brusquidão será entendida como uma mudança injustificada de tópico e pode despertar raiva, contra-ataques ou um encerramento abrupto da entrevista. Ele vai confrontá-lo, mas não vai tolerar ser confrontado”. (p. 274)
Estado mental: “O estado mental de um paciente com transtorno de personalidade paranóide fica obscurecido pela hipervigilância e pela desconfiança. Sua maneira de se vestir pode ser meticulosa, de forma a não dar a ninguém razão para qualquer crítica, ou mostrar alguma negligência, se ele estiver deprimido.”. (p. 274)
“Seu afeto vacila entre a ansiedade e a hostilidade explícita. A