Estudo sobre a prevalência de ptsd e crescimento pós-traumático em mulheres seropositivas atendidas numa maternidade
20333 palavras
82 páginas
(ISPT) DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICAMonografia para a obtenção de Licenciatura em Psicologia Clínica Estudo sobre a Prevalência de PTSD e Crescimento Pós-Traumático em Mulheres Seropositivas atendidas na Maternidade Irene Neto do Lubango no Período de Abril a Agosto de 2011.
Fábio Telmo Cassinda Carreiro
Elaborado por: Fábio Carreiro Orientado Por: Dr.ª Tchilissila Simões, Mestre
Lubango, Fevereiro de 2012
1
(ISPT) DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA
Monografia para a obtenção de Licenciatura em Psicologia Clínica Estudo sobre a Prevalência de PTSD e Crescimento Pós-Traumático em Mulheres Seropositivas atendidas na Maternidade Irene Neto do Lubango no Período de Abril a Agosto de 2011.
Fábio Telmo Cassinda Carreiro
Elaborado por: Fábio Carreiro Orientado Por: Dr.ª Tchilissila Simões, Mestre
Lubango, Fevereiro de 2012
2
Índice
AGRADECIMENTOS………………………………………………………………………..5
RESUMO ......................................................................................................................... 6 INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 7 CAPÍTULO I. APRESENTAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO ...................................... 9 1.1.APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO ................................................. 10 1.2. DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DO ESTÁGIO ......................................... 10 1.2.1. REFLEXÃO SOBRE AS ACTIVIDADES REALIZADAS………………….11 CAPÍTULO II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .................................................................. 13 2.1. SEROPOSITIVIDADE PARA O VIH – O CASO FEMININO ......................... 14 2.2.RELAÇÃO ENTRE TRAUMA, PTSD E VIH/SIDA ......................................... 17 2.3. FUNDAMENTOS CONCEPTUAIS DO EFEITO DA ADVERSIDADE ................................ 21 2.3.1. MODELOS BIOLÓGICOS…………………………………………………..21 2.4. MODELOS PSICOLÓGICOS