Relatórios
Relatório é o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos verificados mediante pesquisas ou historiar a execução de serviços e/ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, figuras, estatísticas e outros. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.
RELATÓRIO ESCOLAR
Considerando que o nível de complexidade de um relatório escolar é menor do que um relatório acadêmico optou-se em se fazer algumas alterações e ou supressões de conteúdos indicados nas normas visando adequá-las as necessidades locais.
O relatório escolar é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja finalizado ou ainda em andamento.
É um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá ter a coordenação de um orientador (professor).
O processo de elaboração de um relatório escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:
a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4)
b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha.
c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita.
d) margem - superior e esquerda = 3 cm inferior e direita = 2 cm.
e) espaçamento – todo texto deve ser