Princípio do não confisco
RESUMO: O presente artigo tem como objeto o princípio constitucional tributário da vedação ao confisco, mais especificamente sua relevância para o ordenamento jurídico-tributária; analisando sua aplicabilidade e exceções no sistema tributário brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: Confisco, Vedação ao Confisco, Limitação ao poder de tributar, Direito fundamental do contribuinte.
ABSTRACT: This current article has as main object, the study of the principle of non-confiscation, and examines its applicability, in the Brazilian tax system.
KEYWORDS: Confiscation, No Confiscation, Limiting the Tax Power, Fundamental Rights.
1) INTRODUÇÃO
A Constituição Federal contém em seu texto uma série de princípios constitucionais que correspondem às linhas gerais (às proposições fundamentais, os vetores das normas) aplicadas às diversas áreas do direito e que podem ser considerados os alicerces dos diversos institutos e normas jurídicas.
Dentre os princípios constitucionais, estão os “princípios constitucionais tributários”, cujos conteúdos se sobrepõem às demais normas, devido a sua natureza constitucional e a sua relevância em harmonizar o sistema tributário. E, por estarem impressos no ordenamento jurídico constitucional, são mecanismos de defesa dos contribuintes frente ao Estado.
Hugo de Brito Machado menciona que “tais princípios existem para proteger o cidadão contra os abusos do Poder. Em face do elemento teleológico, portanto, o intérprete, que tem consciência dessa finalidade, busca nesses princípios a efetiva proteção do contribuinte.”
Daí, depreende-se que a constitucionalidade de um tributo deve seguir todos os princípios elencados na Constituição; caso não os tenha considerando, pode vir a ser denegado pelo Supremo Tribunal Federal por ser inconstitucional.
Partindo da premissa de que todos os princípios constitucionais tributários devem ser levados em consideração para a instituição e cobrança de determinado