LEAN thinking
Benchmarking pode ser definido como a comparação ou analise de um produto, processos, praticas ou serviços de uma empresa com os mesmos aspectos de outras empresas reconhecidas como melhores representantes das melhores praticas.
O benchmarking depende fortemente de um trabalho árduo de pesquisa, visa o aprendizado com outras empresas, e tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa.
O processo de benchmarking gera informações importantes para que as empresas conheçam diferentes maneiras de lidar com situações e problemas semelhantes e, desta forma, contribui para que possam aperfeiçoar os seus próprios processos de trabalho e determinar as melhores práticas para um processo ou produto em particular.
Hoje trabalho numa empresa de gerenciamento de estudos farmacêuticos, uma CRO (Clinical Reasearch Organization), que é uma prestadora de serviços para grandes empresas do ramo farmacêutico. Gerenciamos os estudos como projetos, supervisionando a parte clinica do estudo, parte regulatória, administrativa, logística e também gerenciamento de dados.
Nessa empresa que trabalho, benchmarking é levado muito a serio, e muitas vezes é o elemento chave para mudanças em processos da nossa empresa. Hoje, nossa empresa esta como segunda em tamanho e em lucro na industria, somente perdendo para uma competidora.
Uma das mudanças que foi realizada graças a comparação com outras grandes participadoras do mercado foi a utilização de um sistema integrado de gerenciamento de estudo, que nos permite gerenciar os centros onde os estudos são conduzidos, parte administrativa (como pagamentos etc.) e gerenciamento de pacientes. Esse sistema, já era usado por outras CROs.
Essa mudança, trouxe benefícios na qualidade do gerenciamento de dados da empresa, já que elimina redundâncias, centralizando toda as informações de uma