aaaa
“Moral não é um mero desejo dos fracos de se protegerem dos fortes, nem um recurso dos fortes para dominarem os fracos, mas sim um fator de extrema importância que beneficia o público em geral e o bem-estar de todos. E na história da humanidade não se houvesse pecado tanto contra a moral muitos sofrimentos lhe teriam sido poupados”. Victor Kraft
A construção de uma sociedade justa e igualitária precede ao conhecimento. Mas como tê-los? Se os fundamentos principais para esta formação do caráter, ética e cidadania tornaram-se refém dos avanços tecnológicos, da rapidez da informação e do individualismo, todos foram subjugados as redes impessoais e aos ganhos financeiros.
E a Chevron uma empresa multinacional que tem como missão Ser a empresa global de energia mais admirada graças à sua gente, às suas parcerias e ao seu desempenho, ao se deparar com o vazamento de petróleo de um poço para o solo, demonstra não ter ética nem tão pouco comprometimento fiscal, segundo o procurador Eduardo Santos de Oliveira, pois a mesma tentou atingir a camada pré-sal, e ainda, após investigação federal a confirmação de falha humana.
Esta empresa deveria ter prezado a ética corporativa, as leis, e ter realizado os procedimentos de acordo com as regras, pois é para isto que elas existem, para serem cumpridas. Assim não cometeria a falha inicial na fiscalização dos processos, nem teria reduzido os custos – diminui a segurança, agir corretamente tem suas vantagens.
Portanto, como gestor da área tomaria atitudes éticas e claras, sem mentiras e farsas, realizaria os procedimentos de acordo com as regulamentações da Agencia Nacional de Petróleo – ANP, pois esta tem comprometimento com o mercado e seus clientes, não os enganam e age de acordo os processos documentados, ganhando sempre credibilidade e vivenciando seus conceitos politicamente corretos.
Em um mundo capitalista precisamos resgatar os princípios de Aristóteles sobre a