Aaaa
Definição: Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
Imã
Imãs e magnetos
Um imã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.
Um imã natural é feito de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita, e um imã artificial é feito de um material sem propriedades magnéticas, mas que pode adquirir permanente ou instantaneamente características de um imã natural.
Os imãs artificiais também são subdivididos em: permanentes, temporais ou eletroímãs. * Um imã permanente é feito de material capaz de manter as propriedades magnéticas mesmo após cessar o processo de imantação, estes materiais são chamados ferromagnéticos. * Um imã temporal tem propriedades magnéticas apenas enquanto se encontra sob ação de outro campo magnético, os materiais que possibilitam este tipo de processo são chamados paramagnéticos. * Um eletroímã é um dispositivo composto de um condutor por onde circula corrente elétrica e um núcleo, normalmente de ferro. Suas características dependem da passagem de corrente pelo condutor; ao cessar a passagem de corrente cessa também a existência do campo magnético.
Até pouco tempo atrás, todos os ímãs eram fabricados a partir de elementos de metal ou ligas. Esses materiais produziam ímãs de forças diferentes. Por exemplo: * os ímãs de cerâmicas, como os usados nos ímãs de geladeira e em experimentos de ciências no ensino fundamental, contêm óxido de ferro em uma composição de cerâmica. A maioria dos ímãs de cerâmica, às vezes chamados de ímãs férricos, não é muito forte; * os ímãs de alnico são compostos por alumínio, níquel e cobalto. Eles são mais fortes do que os ímãs de cerâmica, mas não tão fortes quanto os que fazem parte de uma categoria de elementos chamada metais de terras raras; * os ímãs de neodímio contêm ferro, boro e o elemento de terras