lean thinking nos serviços
LEAN THINKING IN SERVICES
(PENSAMENTO MAGRO NOS SERVIÇOS)
________________________________________
Telmo Ricardo dos Santos Ferreira
Mestrado em Gestão
Viseu, 2013
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar de forma sucinta o que é o Pensamento
Magro (Lean thinking), quais as suas vertentes e que melhoria tem no funcionamento das organizações nomeadamente nos serviços.
Cada vez mais as organizações têm necessidade criar boas ideias e boas práticas para melhorar os serviços prestados.
É neste contexto que a filosofia do Pensamento Magro nos Serviços assenta, de forma a eliminar os aspetos negativos e melhorar os aspetos positivos com o objetivo de atingir a excelência num determinado processo dentro da organização.
1. INTRODUÇÃO
Os clientes estão cada vez mais exigentes, pretendem melhores produtos e serviços, tempos de espera mais curtos, melhor qualidade e preços mais reduzidos, a que as organizações terão de corresponder, para serem inovadoras e de referência. Desta forma, todos os processos praticados até então dentro da organização terão de ser melhorados. O “Lean Thinking” é cada vez mais utilizado pelas organizações nos tempos que correm e segue a filosofia de eliminar os processos negativos e reforçar os processos positivos, evitando desta maneira o desperdício de energia, tempo e recursos, o que para a maioria das organizações nos tempos atuais se torna essencial.
Aplicando o “Lean Thinking” nas organizações estas tornam-se mais competitivas, trabalham de forma mais eficaz, centrando-se nos aspetos principais e deixam para segundo plano o que é secundário.
O que se pretende no “Lean Thinking” é sermos mais eficazes de modo a acrescentarmos valor, utilizando os mesmos recursos materiais e temporais.
São várias as formas de agilizar e melhorar os processos na organização, como poderemos ver a seguir, mas essencialmente iremos focar-nos no “Lean Thinking” direcionado para os