LEAN THINKING NA ÁREA DE TI DO SERVIÇO PÚBLICO
MBA em Manufatura Enxuta Lean Manufacturing
Manaus, AM, Brasil, 18 de Agosto de 2011
LEAN THINKING NA ÁREA DE TI DO SERVIÇO PÚBLICO
Renata do Nascimento Mota reatamota@gmail.com Resumo
O objetivo deste artigo é expor as principais dificuldades encontradas na área de
Tecnologia da Informação (TI) do Serviço Público e mostrar as ferramentas Lean que poderão ser implementadas no processo de melhoria. Analisar como as ferramentas Lean servem para identificar os problemas, as causas e solucioná-los.
A implementação dessas ferramentas está auxiliando diversos setores. O Lean está saindo do chão de fábrica e vem buscando soluções para eliminar desperdícios e melhorar o uso de seus recursos em diversas áreas, diversos setores, inclusive nos setores administrativos e nos órgãos públicos. A cultura de prestação de serviço na área pública é totalmente diferente em relação ao setor privado, não existe a preocupação com meta, com produção, com o “fazer dinheiro”, o pensamento dos funcionários idem. Entretanto, há uma necessidade de mudança e a filosofia Lean está migrando da manufatura para a área de serviços. Palavras-chave: lean, manufatura enxuta, pensamento enxuto, setor público, tecnologia da informação.
FUCAPI
Página 1
FUCAPI-FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
MBA em Manufatura Enxuta Lean Manufacturing
Manaus, AM, Brasil, 18 de Agosto de 2011
1. Introdução
No Serviço Público há uma falta de foco em quem é o cliente, existe uma acomodação geral do efetivo, uma crença em que os funcionários trabalham demais e são mal remunerados, devido a isso não há um envolvimento e nem um comprometimento de melhoria.
Entretanto este pensamento está mudando, em decorrência dos governos ao redor do mundo quererem entregar melhores serviços com menores custos, algumas vezes, o corte nos custos reduz a qualidade dos serviços, ocorrendo um
trade-off