LEAN THINKING
Anne Ariadne Alves Menezes Ponce de Leão
RESUMO:
Este estudo pretende gerar uma reflexão sobre conflitos de interesses apresentados em uma determinada instituição de ensino por meio da ausência de comunicação entre a gestão de ensino e funcionários de uma escola municipal da zona leste no município de Manaus. Diante tais conflitos, houve a necessidade de se elaborar o Plano de Ação para levantar possíveis alternativas que possam vir a facilitar o processo de comunicação entre a gestão de ensino e funcionários; dentre eles equipe docente, alunos e comunidade escolar.
Frente a esta realidade, podemos observar que essa problemática é o que vem mais acontecendo nos atuais cenários das escolas públicas brasileiras. As relações de poder por vezes priorizam alguns funcionários e excluem outros diante relações políticas e administrativas. A organização do trabalho escolar só poderá funcionar se estiver envolvida em uma postura democrática, onde todos possam contribuir com a principal função da educação: formar cidadãos para a transformação social.
O trabalho do gestor escolar deverá estar pautado além das suas habilidades como educador, possuir: competências políticas e técnicas a qual facilitará seu desempenho tanto na resolução de possíveis conflitos que a escola poderá apresentar como obterá êxito em sua relação com os funcionários. A gestão democrática só poderá ser vista na escola, se o gestor adotar dessa postura facilitando o trabalho pedagógico e dos demais funcionários, onde todos possam estar contribuindo com o processo de gestão participativa.
A competência política diante a figura da gestão se faz em levantar um marco situacional da atual realidade em que a escola se encontra, trabalhando com a visão de qual cidadão deseja formar. Diante a visão política o gestor escolar deverá deter conhecimentos técnicos para saber operar essa divisão de tarefas e como organizar esse