Dificuldades encontradas pelas escolas no processo de inclusão
NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Márcia Cristina Caputo
RESUMO: A Educação Inclusiva é, hoje em dia, um tema muito discutido em encontros de educadores. Percebe-se, porém, a falta de relação entre a teoria, muito estudada, e as práticas dos educadores. Este estudo tem como objetivos contribuir para a elucidação do termo Educação Inclusiva visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, garantindo a todos os alunos a permanência e o sucesso escolar e as dificuldades que a escola encontra diante da inclusão escolar, sobretudo quando a instituição não está preparada e seus professores não possuem formação específica para incluir os alunos com algum tipo de deficiência. A valorização da diversidade, em sala de aula, torna-se uma das melhores oportunidades de aprendizagem. Os professores continuam bem divididos quanto ao entendimento da educação inclusiva, uns acreditam, ser ainda a aceitação de alunos deficientes em sala de aula, enquanto outros, vindo ao encontro do estudo, estendem a educação inclusiva como a percepção e valorização das diferenças, num sentido de diversidade, multiculturalidade.
Palavras-chaves: Inclusão escolar. Postura do Professor. Dificuldades.
Introdução
A inclusão surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total. Os “diferentes”, considerados incapazes, levavam uma vida sem grandes perspectivas.
Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com necessidades especiais na escolar regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar.
“Não lidar com as diferenças é não perceber a diversidade que nos cerca, nem os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros e transmitir, explícita ou explicitamente, que as diferenças devem ser ocultadas, tratadas à parte” (MANTOAN, 2001, p.51).
A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica,