feedback
1- Definição
Fritzen (1981) define feedback como “... uma informação verbal ou nãoverbal, dirigida a outra pessoa ou grupo, tornado-o ciente como sua conduta nos está afetando”(p.53).
Robbins (1999) apresenta-no como “o grau em que o indivíduo obtém informação direta e clara sobre a eficácia de seu desempenho na execução das atividades de trabalho exigidas pelo cargo”(p.325).
A primeira definição enfoca mais a questão do impacto das ações do indivíduo sobre as relações interpessoais enquanto a segunda destaca o impacto das ações sobre o desempenho profissional.
Moscovici congrega essas duas definições ao conceituar feedback como um processo de comunicação que favorece a mudança de comportamento a medida que indica ao outro como seu comportamento afeta os demais, ao mesmo tempo o auxilia a melhorar o desempenho e alcançar seus objetivos.
Desta forma, o conceito do feedback é fundamental para as organizações, uma vez que a interdependência entre seus membros, torna necessário que esses tenham constantemente informações sobre o impacto de suas ações sobre o relacionamento interpessoal e metas organizacionais.
O feedback atua como um processo de ajuda a uma pessoa ou grupo no sentido de reforçar comportamentos adequados e apontar possibilidades/necessidades de mudança. Porém, para que cumpra esses objetivos o feedback não deve ser feito de forma aleatória. Um feedback eficaz envolve alguns critérios, que serão descrito a seguir.
2- Como oferecer um feedback eficiente
O feedback deve ser mais descritivo do que avaliativo. Dessa forma reduz-se a reação defensiva.
Exemplos: Ao invés de dizer: “Seu desempenho está péssimo” diga “Tenho observado que você não tem atingido as metas de produtividade”.
Deve ser específico e não geral.
Exemplos: Ao invés de dizer “Você está sempre chegando atrasado” diga
“Semana passada, você chegou atrasado Terça, Quinta e Sexta feira
Tomar em consideração as necessidades