uma nova perspectiva do ensino juridico
FACULADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHALERADO EM DIREITO
NEICLA GARDÊNIA CARVALHO DANTAS
UMA NOVA PESPCTIVA DO ENSINO JURIDICO
Trabalho apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de pesquisa jurídica no º10 período, sob orientação do professor Jaldemir.
Paripiranga
2010
UMA NOVA PESPCTIVA DO ENSINO JURIDICO
Neicla Gardênia Carvalho Dantas¹
RESUMO: O presente artigo aborda o tema relativo ao ensino jurídico sob a perspectiva do livro os sete saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin. Explana uma visão trasdisciplinar da educação. Faz uma correlação entre a profunda reflexão de Morin e a situação política educacional jurídica do pais. Esclarece que a educação só conseguira sobreviver se assumirmos a nossa condição humana, cósmica, física e terrena.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Juridico, os sete saberes, educação e condição humana.
1 INTRODUÇÃO Buscamos, por meio deste estudo, tecer breves considerações sobre educação do futuro sob o enfoque de Edgar Morin. Para conseguirmos atingir esse desiderato, foi preciso traçar algumas ilações acerca dos sete saberes necessários a educação do futuro elencados por Morin da seguinte maneira: As cegueira do conhecimento; Os principios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; Enfrentar a compreensão; e a ética do gênero humano.
Procuramos estabelecer da maneira mais singela possível a relação entre os sete saberes com a ensino jurídico. Destacamos, pois que a base da educação do futuro é a antropoetica. A educação só alcançara a completitude se assumirmos a nossa condição humana, cósmica, física e terrena.
Invocamos um estudo da tríade individuo, sociedade e espécie enfocado que um é co-produtora da outra, basta perceber que os indivíduos produzem a sociedade e essa