FEEDBACK
Introdução
O feedback é um importante recurso presente nas relações humanas. Ele consiste em fornecer e receber opiniões alheias a cerca de um fato ou comportamento. Porém, nem sempre é fácil praticá-lo, pois é preciso predisposição de ambas as partes para que sejam gerados bons resultados. Diante desse contexto, apresentamos o título Feedback, que apresenta um panorama diferenciado a respeito da importância desse recurso no mercado de trabalho atual em que as empresas não exigem somente competência profissional de seus colaboradores, mas, também, maturidade e bom convívio em equipe, algo essencial para a prática do feedback.
Feedback: positivo ou negativo é sempre importante
O feedback é, sem dúvida , um dos instrumentos mais importantes para a gestão organizacional e o desenvolvimento de profissionais e equipes. Ele é uma ferramenta de retorno, que funciona como uma avaliação do desempenho de um profissional, de uma equipe, trabalho ou projeto.
Quando utilizado de forma profissional e satisfatória, o feedback promove melhorias entre profissionais e departamentos, mudanças comportamentais, aprimoramento de habilidades, identificação de pontos fortes e aspectos que precisam ser melhorados, além de crescimento pessoal e profissional.
Apesar de ser uma ferramenta de aprendizado e melhoria, é muito comum que os profissionais temam o feedback por entender esse momento como retaliação, “puxão de orelha” e até mesmo como insulto. Isso porque muitos não sabem lidar com as críticas de forma madura e imparcial, visando mudanças e aprendizado.
Atualmente existem três tipos de feedback: o feedback positivo, que tem como objetivo enfatizar e elogiar acertos de um determinado profissional e, ainda, estimular comportamentos positivos; o feedback negativo, que destaca comportamentos negativos, erros ou falhas — o que pode gerar desânimo e desestimular o profissional.
Há, ainda, o feedback construtivo, que avalia o desempenho profissional de maneira a salientar