Feedback
COMPREENDENDO
O PROCESSO DE
“FEEDBACK”
“As empresas que quebram parecem incapazes de aprender que as pessoas deixam de operar com efetividade não por serem incompetentes nos aspectos técnicos de suas tarefas, mas sim pela forma como são tratadas pelos demais e como elas tratam os demais”.
William Glasser
Material elaborado pela professora Lara Campos
COMPREENDENDO
O PROCESSO DE
“FEEDBACK”
ÊNFASE EM RH
FAC 1
ADMINISTRAÇÂO
PREMISSAS
Para compreender o processo de “feedback” é necessário, antes de mais nada, entender que a comunicação e o relacionamento interpessoal é um
Universo pouco conhecido pois, quando tratamos de pessoas, a menos que você seja vidente, não há como prever comportamentos frente a situações adversas. Então, vejamos alguns princípios que nos servirão de base para este estudo: 1- Não
existe
uma
conclusão
definitiva
quando
o
assunto
é
COMUNICAÇÃO ou RELACIONAMENTO INTERPESSOAL em função da COMPLEXIDADE DE VARIÁVEIS envolvidas.
2- Nem sempre podemos garantir que a mensagem que procuramos transmitir foi recebida adequadamente. Uma boa dica seria ... Pedir que a pessoa se manifeste a respeito de suas colocações, perguntando algo como: “Gostaria de saber se você entendeu o meu ponto de vista. Qual a sua opinião a respeito ?”
3- Não pense em REGRAS quando falamos em comportamentos na comunicação, pense apenas em “TENDÊNCIAS” e o “USO DO BOM
SENSO”.
4- A assertividade não deve ser vista como uma característica de personalidade (alguns nascem e outros não). O comportamento assertivo pode ser aprendido.
5- Ninguém é assertivo sistematicamente em todas as ocasiões. Você pode achar fácil ser assertivo com estranhos, mas ter dificuldades em ser assertivo com um amigo.
2
COMPREENDENDO
O PROCESSO DE
“FEEDBACK”
ÊNFASE EM RH
FAC 1
ADMINISTRAÇÂO
6- Você é quem escolhe quando, onde, pode, deve ou quer exercer sua assertividade. 7- Utilizando técnicas