feedback
No ambiente profissional, feedback é o nome que se dá aos comentários que fazemos para outra pessoa, sobre o seu desempenho e o seu comportamento no trabalho.
Costuma-se falar em feedback positivo e feedback negativo. Acontece que, conceitualmente, todo feedback é positivo, pois seu objetivo é realimentar o processo interacional para aprimorar comportamentos e melhorar a relação entre as pessoas.
A palavra feedback já é amplamente conhecida dentro da maioria das organizações. Significa realimentar ou dar o retorno. Nas empresas essa ferramenta é indicada para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada indivíduo, independentemente do seu nível hierárquico. Normalmente o gestor, todo aquele que tem subordinados, utiliza-se dessa ferramenta apenas na época em que ocorre a Avaliação de Desempenho, geralmente uma vez ao ano. Não se sabe o porquê, ficou caracterizado que o feedback deve ocorrer somente durante essa época.
É, então, o momento em que se diz ao funcionário tudo o que ele deveria ter feito e não fez, quais as expectativas que não foram atingidas, os objetivos não realizados. Muito pouco se fala do que é positivo. Na verdade o feedback é para ser usado sempre, a qualquer momento, tanto para propor melhorias como para ressaltar o que está sendo bem feito.
Existe também uma tendência em se acreditar que o feedback deva ser unilateral: de gestor para subordinado. O feedback é uma ferramenta que também deve ser usada por todo funcionário para descrever as áreas onde a empresa falhou em prover o apoio necessário, o quanto ele se sente satisfeito, enfim, comentar o que é bom e o que deve ser melhorado.
É importante ressaltar que embora o feedback faça parte das funções gerenciais, ele pode e deve ser solicitado, quando não ocorrer espontaneamente. Cabe a cada indivíduo a responsabilidade pelo seu autodesenvolvimento ,incluindo-se aí o próprio gestor ,e através do feedback ele pode conhecer seus pontos fortes, as oportunidades de melhoria e os