MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Este presente trabalho apresenta informações sobre assuntos diversos referentes a diferentes Materiais de Construção. Sendo eles: Aditivos, Argamassas, Concreto e Cerâmicas. Mais concretamente apresentando desde sua fabricação, usos, aplicações, classificações e tipos.
É objetivo deste trabalho, especificar vantagens e desvantagens dentre o uso desses, além de como se deverá realizar procedimentos para que haja uma boa execução e o correto uso e aplicação em obras.
Esta organizado em quatro partes, a qual se inicia nas especificações sobre Aditivos, logo após a segunda parte relata sobre Argamassa, em seguida Concreto, e por fim, Cerâmica.
A metodologia utilizada foi a partir das aulas expostas pelo Professor Judson Ricardo Ribeiro da Silva, além de breves pesquisas sobre os assuntos citados.
1 ADITIVOS
São produtos adicionados em pequenas proporções em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido.
1.1 Finalidades
Aumentar a trabalhabilidade ou plasticidade do concreto;
Reduzir o consumo de cimento (custo);
Alterar acelerando ou retardando o tempo de pega;
Reduzir a retração;
Aumentar a durabilidade: Inibindo a corrosão das armaduras; Neutralizando as reações álcali-agregado; Reduzindo o efeito do ataque por sulfatos; Diminuir a permeabilidade.
1.1.1 Classificações
A NBR 117-68 classifica alguns dos tipos de aditivos:
TIPO
Finalidade
P
Plastificante ou redutor de água (mínimo 6% de redução)
A
Acelerador do tempo de pega
R
Retardador do tempo de pega
PR
Plastificante e retardador do tempo de pega
PA
Plastificante e acelerador do tempo de pega
IAR
Incorporador de Ar
SP
Superplastificante (mínimo 12% de redução de água)
SPR
Superplastificante retardador
SPA
Superplastificante acelerador
1.2 Aditivos Tensoativos: Incorporadores de Ar – IAR
A inclusão de