materiais de construção
INTRODUÇÃO
Princípio da ciência e engenharia dos materiais: A qualidade de vida do planeta depende: da população, dos recursos naturais disponíveis, do nível de conhecimento para realizarem-se as transformações e o gerenciamento desses recursos, e do grau de poluição gerado durante os processos utilizados.
Terra: detém todos os recursos para a manutenção e o desenvolvimento de seus habitantes.
Matéria-prima: item primordial para a sobrevivência de todos até o fim dos tempos.
Recursos naturais: qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para a sua manutenção. São compostos por qualquer substância sólida, líquida ou gasosa.
Recursos renováveis: são aqueles que depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais (água, ar, energia eólica).
Recursos não-renováveis: aqueles que uma vez utilizados não se renovam por meios naturais. Minerais energéticos: carvão mineral, petróleo. Minerais não-energéticos: ferro, calcário. Podem ser reutilizados ou reciclados.
Desenvolvimento do homem: está ligado a habilidade em detectar, manipular e aperfeiçoar os materiais disponíveis para atender suas necessidades.
Ciência: conhecimentos sistematizados que adquiridos via observação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, são formulados metódica e racionalmente.
Engenharia: atividade que realiza a aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.
Ciência e engenharia: embasadas na tecnologia, buscando responder às necessidades concretas da sociedade pela aplicação sistemática dos conhecimentos utilizados na produção de bens e serviços.
Século 20: descobertas científicas com maior conhecimento sobre as propriedades, a partir da estrutura dos materiais, o que possibilitou a formação de uma base comum para a compreensão dos principais