execução
É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores, alguns exemplos de execução da manutenção preventiva são:
Controle manual – O sistema no qual a manutenção preventiva e corretiva são controladas e analisadas por meio de formulários e mapas, preenchidos manualmente e guardados em pastas de arquivo.
Controle semi-automatizado – o sistema no qual a intervenção preventiva é controlada com o auxílio do computador e a intervenção corretiva obedece ao controle manual.
Controle por microcomputador – o sistema no qual todos os dados sobre as intervenções da manutenção ficam armazenadas no microcomputador. Esses dados são de rápido acesso através de monitor de vídeo ou impressora.
FICHAS DE CONTROLE
FERRAMENTAL EPESSOAL
Se uma empresa contar com um modelo organizacional Ultimo, com material sobressalente adequado e racionalizado, com bons recursos humanos, com bom ferramental e instrumental e não tiver quem saiba manusear los essa empresa estar perdendo tempo nomercado. A escolha do ferramental e instrumental.E importante, porém, mais importante, é o treinamento da equipe que irá• utilizalos.
TREINAMENTO
a capacitação da equipe de manutenção é importante tanto para garantir elevado nível de manutenção quanto para conseguir realizar os serviçosdentro do custo desejado, uma vez que a utilização de mão-de-obra treinada reduz apossibilidade de retrabalho.Suzuki afirma que as empresas devem prover meios que possibilitem o desenvolvimento de seus recursos humanos, de forma a garantir que funcionários exerçamseu pleno potencial. No caso específico da manutenção, treinamento deve garantir queos funcionários desenvolvam capacidade técnica para entender, inspecionar, operar emanter os equipamentos.Para melhor controle da qualificação técnica dos funcionários, é interessanteque se faça um levantamento periódico das necessidades de