melhoria do trocador de calor
Para a total compreensão do conceito de troca térmica, é necessário que alguns conceitos sejam abordados primeiramente. Todo corpo, é formado por partículas, e a agitação das mesmas ou movimentação delas, esta associada com a sua temperatura. Em outras palavras, temperatura é a grandeza física que mensura a agitação das partículas de um corpo.
Outro conceito importante é o de energia térmica, que como o nome mesmo já propõe, é a energia de um sistema que está diretamente associada à sua temperatura. A transição de energia térmica que existe de um sistema para o outro, em virtude da diferença de temperatura, recebe o nome de calor, e esta, sempre se dá de um corpo com maior temperatura (perde calor) para outro com menor (ganhando calor).
O calor pode ser classificado de duas maneiras:
O calor latente, que é o calor presente em um determinado sistema quando ocorre a mudança de estado (onde não varia a temperatura). Por exemplo, evaporação (passagem do estado liquido para o gasoso) da água.
O calor latente (L) de um corpo pode ser calculo dividindo-se a quantidade de calor pela sua massa.
L = Q/m , onde:
L = calor latente
Q = quantidade de calor m = massa do corpo
Calor sensível por sua vez, é a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um determinado sistema, sem que haja mudança de estado.
O calor sensível pode ser calculo, multiplicando-se a massa, pela variação de temperatura e pelo calor especifico. O calor especifico é quantidade de calor necessária para variar em 1º Celsius a temperatura de um determinado corpo.
Q = m.c.∆t , onde: m = Massa do corpo c = calor especifico
∆t = variação de temperatura
Sendo assim, troca térmica se estabelece como a transferência de energia térmica de um corpo ao outro. Existem três mecanismos de troca térmica, ou seja, a energia pode passar de um corpo ao outro de três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação.
A condução consiste na troca térmica, através do