Clima Organizacional
Disciplina: Cultura e Clima Organizacional
Professora: Sylvia Daniela Centeno
Clima Organizacional
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho absorve considerável tempo de vida e de esforço das pessoas que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoais. Crescer na vida e ser bem sucedidos quase sempre significam crescer dentro das organizações, de outro lado, as organizações dependem direta e inevitavelmente das pessoas para cooperar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Trata-se de uma relação de mútua dependência na qual há benefícios para ambas às partes.
As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários.
Clima Organizacional nada mais é do que indicador do nível de satisfação (ou de insatisfação) experimentado pelos empregados no trabalho. O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores. ele é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.
Clima, assim como o tempo metereológico, não é estático e sem mudanças. Contudo, como em qualquer lugar, o clima é único em cada organização. Ao contrário do tempo metereológico, o mais importante é que nós estamos envolvidos em criar nosso clima organizacional diariamente, ou seja, atuando como agentes.
Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o