Clima organizacional
Carine Machado da Lapa Baldissera
Heloisa Helena da Silva
Professor-Tutor Externo Ricardo Ghinato Daoud
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Gestão de Recursos Humanos (RHU114) – Prática do Módulo II
24/02/14
RESUMO
Cada vez mais a sociedade busca produtos e serviços de qualidade, então, as organizações precisam, melhorar seus índices de satisfação dos usuários, para isto, dependem de seus funcionários estarem motivados, felizes e comprometidos com os valores da organização. A pesquisa de clima organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois permite a análise interna e externa da organização e o acompanhamento do estado de satisfação e comprometimento dos funcionários.
Palavras-chave: Clima Organizacional. Cultura Organizacional. Pesquisa.
1 INTRODUÇÃO
O clima organizacional começou a ser estudado a partir do pensamento de autores sobre o comportamento e satisfação do trabalhador. O conteúdo desta história da pesquisa de clima organizacional foi baseado no livro de Souza (1978). Frederick W. Taylor em 1912 já embasava algumas ideias que influenciaram o estudo de climas organizacionais. O autor anunciou, no começo do século XX, que o papel do gerente é estudar o caráter, a natureza e o desempenho de cada trabalhador com o objetivo de descobrir suas limitações, e as possibilidades de desenvolvimento através do treinamento. Chester Barnard (1938), assim como Taylor, contribuiu para o desenvolvimento da gestão de clima organizacional. O autor enfatizava a importância em se obter lealdade, confiança, responsabilidade, entusiasmo, esforços e resultados dos empregados. Para ele, as características principais do executivo deveriam ser: promover um sistema de comunicação, promover e assegurar os esforços essenciais, formular e definir propósitos.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, houve um grande interesse de psicólogos sociais em estudar e pesquisar o comportamento humano.