O Que Aprendi
Por força da minha vida profissional e pessoal não me permitir frequentar uma universidade de ensino presencial, optei pela Universidade Aberta para retomar os meus estudos, devido ao modelo de ensino praticado, o E-Learning.
Iniciei o modulo de ambientação online um pouco receoso, pois este é um método de ensino que nunca frequentei, desconhecendo como é feito o acesso à plataforma de ensino, se é de fácil acesso ou não, de que maneira iriam ser disponibilizados documentos de consulta, bibliografia e principalmente como iria ser efectuada a interação com os outros colegas e professores. Contudo, após a apresentação das primeiras tarefas pela monitora, nomeadamente para fazer a minha apresentação, atualização de perfil, os desafios lançados no café virtual, (desafios esses que consegui efetuar com relativa facilidade), percebi de imediato que a plataforma é bastante acessível, os documentos disponibilizados são de fácil consulta/acesso, fazendo com que perdesse os meus receios iniciais.
A introdução do tópico 2, ‘’Ser estudante online’’, em que nos era proposto trabalhar em grupo para debater diversos temas, usando para o efeito um fórum, ajudou-me a dissipar as dúvidas relativas à forma de como seria efetuada a interação entre os alunos. Acho que para tirarmos o máximo de rendimento desta forma de comunicação, deve-se utilizar uma linguagem clara, debater unicamente o tema proposto, não criticar por criticar e deve haver uma participação ativa por parte de todos. Isto fomenta a criação de um espírito de critica e de trabalho de grupo. Este tópico ajudou a perceber que a gestão do tempo é o fator mais importante para ter sucesso e que uma boa organização é fundamental para conseguirmos efetuar o que nos é proposto.
Na discussão do tópico 3, apesar de já ter em mente que tipo de avaliação queria, depois de ler algumas opiniões expressas no fórum, fiquei ainda mais convicto em escolher a avaliação continua, pois ao ter prazos, vai